Neste episódio, conversamos com Gonçalo Santos, para falar sobre seu novo livro “A Vida Rural na China Hoje – Construindo famílias em uma era de transição.”
Conversamos sobre a importância de estudar a China rural para entender a complexidade cultural e comportamental da China de hoje, sobre os principais obstáculos que ele enfrentou durante os 20 anos na China, o papel e a importância dos rituais e seu impacto com a chegada da tecnocracia governamental. Exploramos também o impacto de políticas governamentais extremas como a Política do Filho Único e os lockdowns contra o Covid na vida da população da China.
Gonçalo é antropólogo sócio-cultural interessado em questões de transformação social. Estudou chinês nas cidades de Macau e Guangzhou e começou a desenvolver pesquisas etnográficas na China no final dos anos 90. Nas últimas duas décadas, morou e trabalhou na China por um período total de mais de 10 anos. Grande parte da sua pesquisa se concentrou na região do sul da China, mas também desenvolveu projetos de pesquisa de campo comparativa em outras partes da China, bem como no Sudeste Asiático. Seu trabalho explora novas abordagens para questões de modernidade, subjetividade moral e transformação sócio-técnica em tempos de crescentes desigualdades sociais e incertezas ambientais.
Sugestão de livros
Temas abordados e resumo do episódio
0:00 Introdução
1:26 Currículo de Gonçalo Santos
2:28 Histórico de Gonçalo Santos
6:18 Principais desafios no trabalho de campo na China rural
21:40 Por que estudar a China rural para entender a cultura chinesa?
27:35 A influência da tecnocracia na China rural
39:53 Os rituais nas vilas rurais e o avanço tecnocrático
47:45 O papel dos rituais na conexão entre campo e cidade
54:45 Como a engenharia social altera os rituais e vice-versa
1:14:10 Etnografia longitudinal na China rural: o impacto na vida de Gonçalo
1:20:55 Livro: “A Vida Rural na China Hoje - Construindo famílias em uma era de transição.”