No episódio de hoje, tivemos uma conversa com Thiago Lopes Rocha, um pesquisador especializado em Ecotoxicologia, um ramo da ecologia que estuda os efeitos e as influências de agentes tóxicos sobre os organismos vivos e seus ecossistemas.
Durante a entrevista, Thiago compartilhou informações valiosas sobre a toxicologia, sua importância para a sociedade e os impactos diretos e indiretos do uso de plásticos, incluindo suas interações com outros poluentes e o ambiente em que são descartados. Discutimos também as transformações em microplásticos e nanoplásticos e a análise de toxicidade dessas substâncias.
Thiago também abordou as diferenças entre o biomonitoramento no Brasil e em Portugal e destacou a importância das legislações em cada país.
Se você está interessado em aprender mais sobre os impactos dos poluentes nos organismos vivos e o papel da Ecotoxicologia na proteção da biodiversidade, não perca esta entrevista com Thiago Rocha.
Thiago Lopes Rocha é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG); com mestrado em Biologia na área de Biologia Celular e Molecular pela mesma universidade; e doutorado em Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente, com foco em Ecotoxicologia, na Universidade do Algarve (UAlg – Portugal). Realizou pós-doutorado em Biodiversidade Animal na UFG. Atualmente é professor adjunto na UFG, no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), no setor de Biotecnologia, e coordenador do Laboratório de Biotecnologia Ambiental e Ecotoxicologia (LaBAE).
2:01 O que é a ecotoxicologia?
3:26 Primavera silenciosa: marco da ecotoxicologia
4:30 Quais poluentes afetam mais os organismos vivos?
7:03 Como se mede a toxicidade das substâncias e seu impacto?
13:12 Microplásticos e nanoplásticos
17:22 Impacto do plástico nos animais e plantas
20:19 Interação e transformação do plástico com outros poluentes
22:54 Impacto da toxicidade nos seres humanos
24:40 Possíveis soluções para a poluição pelos plásticos
29:44 Monitoramento da toxicidade é caro para a sociedade?
34:14 Qual animal é modelo para observar a toxicidade no ser humano?
36:10 Diferenças de análise de nanopartículas e micropartículas
38:05 Nanotecnologia: avanço ou perigo?
39:52 Legislação no Brasil quanto ao controle de poluentes
44:41 Área de pesquisa da ecotoxicologia no Brasil: público e privado
47:27 Biomonitoramento no Brasil: diferenças entre os estados
49:03 Ecotoxicologia em Portugal
50:30 Projetos de pesquisa do LaBAE