O que seria belo e feio? Como e por que classificamos a estética ao nosso redor? Para falar sobre essa temática, trouxemos a pesquisadora Dra. Fátima M. Felisberti.
O que é estética? Ela se limita ao visual? Beleza e feiúra são construtos puramente sociais? Quais as variações estéticas entre as culturas? Qual o efeito no cérebro quando percebemos que algo é “belo”? E o impacto da experiência anterior no julgamento estético? São essas algumas questões abordadas ao longo desse episódio.
Fátima Maria Felisberti é psicóloga e neurocientista, trabalhando no processamento afetivo e perceptivo subjacente a comportamentos sociais e experiências estéticas. No nível clínico, sua pesquisa está ligada a como as emoções e as experiências estéticas podem ser afetadas por restrições cognitivas, emocionais e físicas, como na distrofia muscular e na demência. Possui doutorado em Cibernética Biológica pelo Instituto Max Planck da Alemanha e Neurociência Visual pela USP. Seu trabalho de pós-doutorado foi realizado nas universidades de Nottingham e Royal Holloway, no Reino Unido. Atualmente é diretora do Grupo de Pesquisa “Art, Cognition and Emotion” (ACE), chefe do laboratório ECOBEL, consultora em percepção do consumidor e estética visual e editora associada do Empirical Studies of Art e do Journal of Alzheimer’s Disease.
0:00 Introdução
1:32 Currículo de Fatima Felisberti
2:24 Histórico de Fatima Felisberti
7:24 O que é estética?
11:07 Beleza e feiura: aspectos biológicos e sociais
20:41 Tudo o que brilha é belo?
23:38 Estética em outras culturas e tempo
27:03 Status, beleza e marcação de grupo
28:30 O efeito da exposição e memória
34:24 Estética e simetria
37:05 Experiências estéticas e as emoções
38:42 Evolução cultural, arte e seleção sexual
46:51 Estudo sobre feiura através da fotografia
55:24 Estética na natureza e no urbano
57:54 Estética e Religião
1:03:32 Estética e pessoas com demência
1:07:54 A beleza e os efeitos cerebrais
1:13:40 A importância da beleza e da feiura
1:19:50 Beleza e feiura por Khalil Gibran