Etnomatemática é um programa de ensino ou o estudo da matemática em outras culturas? Existe uma universalidade humana no entendimento da matemática? A matemática que utilizamos é eurocêntrica? Para responder essas e outras questões, trouxemos o pesquisador Dr. Milton Rosa, que é especialista na área da Etnomatemática.
Neste episódio, debatemos sobre o que seria a etnomatemática, exemplos de aplicações em outras culturas e em ambiente escolar, a matemática como descoberta/invenção e suas peculiaridades frente a contextos sociais e culturais diferentes.
Milton Rosa possui licenciatura em Ciências/Matemática pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral e licenciatura em Pedagogia em Amparo-SP. Especialização Educação Matemática-Etnomatemática/Modelagem pela PUC/Campinas. Mestrado em Educação Matemática, pela California State University, Sacramento. Doutorado em Educação, Liderança Educacional pela mesma universidade nos Estados Unidos. Pós-Doutorado em Educação-Etnomodelagem pela USP. Professor Associado II, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), atuando como professor/pesquisador desde 2011.
Sugestão de livros
Temas abordados e resumo do episódio
0:00 Introdução
0:22 Novidades
1:30 Currículo de Dr Milton Rosa
2:12 Histórico de Dr Milton Rosa
10:40 O que é a etnomatemática?
20:55 Toda técnica tem matemática envolvida?
22:05 A matemática é universal?
27:48 A matemática é um modelo ou uma interpretação da realidade?
35:35 Seis atividades culturais universais
40:11 A matemática acadêmica entende a matemática de outras culturas?
56:07 Etnomatemática e linguística
59:13 Existe eurocentrismo na matemática?
1:07:40 Matemática: descoberta ou inventada?
1:17:18 Práticas da etnomatemática