Pedagogia Baseada em Evidências (com Joana Assunção| UG#88)

Será que as práticas pedagógicas são baseadas em evidências? Qual a importância de se ter uma abordagem científica quando falamos de pedagogia? Para abordar esse tema, trouxemos a pesquisadora Joana Assunção.

Neste episódio, abordamos sobre como é a área da pedagogia quando pensamos em práticas baseadas em evidências, a relação entre motivação e aprendizado, as melhores estratégias para ensinar e aprender, características individuais e aprendizado, os desafios da formação de professores na perspectiva científica, e o desenvolvimento do ensino online e presencial.

Joana é pedagoga (UFMG) com mestrado e especialização em Neurociências também pela mesma universidade, pesquisando sobre o impacto dos jogos de tabuleiro em funções executivas. Atualmente é professora de pós-graduação em Neurociências.
Membro do NeuroFaces e do GERE (UFMG). Atuou como professora e coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental em escolas da rede privada de BH. Foi diretora e proprietária da Escola Companhia do Ensino, de Ensino Fundamental I e II. Trabalhou na capacitação docente em escolas de Ensino Fundamental e Médio. Fundadora da Associação Mineira de Vela Adaptada para inclusão social de pessoas com deficiências físicas por meio do esporte de alto desempenho.
Idealizadora e criadora da Formação Continuada de Neurociência na Escola com objetivo de oferecer conhecimentos a professores do ensino básico sobre o funcionamento do cérebro e contribuir, desta forma, para a disseminação de evidências científicas sobre a importância da estimulação das funções executivas na motivação e no engajamento na escola.

Sugestão de livros

Temas abordados e resumo do episódio

0:00 Introdução
1:13 Currículo de Joana Assunção
2:42 Histórico de Joana Assunção
13:20 Qual a relação do curso de pedagogia e o pensamento científico?
18:36 A situação da pedagogia baseada em evidências hoje no Brasil
22:19 O aluno precisa de motivação para aprender?
30:04 Sistemas pedagógicos precisam ser flexíveis?
33:46 Estratégias para ensinar e aprender
39:23 O desafio da formação de professores na perspectiva científica
48:32 Personalidade e QI dentro da educação
55:10 Estratégias individuais de educação e inclusão
1:06:11 Desenvolvimento do ensino online e presencial
1:09:04 Escola para além da preparação para o vestibular
1:14:03 A relevância de Paulo Freire na educação brasileira
1:21:10 A idéia de autonomia de Piaget e Vygotsky

Referências do episódio

Currículo Joana Assunção

Neurociência na Escola: YoutubeInstagram

Transcrição

Em breve.
Pedagogia Baseada em Evidências - Joana Assunção