O Projeto
Universo Generalista
O Universo Generalista começou em 2019, quando Caio Huck Spirandelli (economista) e Bruno Mascella (fisioterapeuta) debatiam sobre o que tinham visto de mais recente sobre o comportamento humano.
Como estavam sempre lendo e conversando entre si sobre temas de diversas áreas do conhecimento, pensaram que poderia ser algo interessante fazer isso de forma aberta através de um podcast.
Os episódios iniciais eram apenas bate-papos sobre temas variados, onde Valéria Duarte (profissional da educação física e neurocientista) também participava. Mais tarde, Valéria se afastou do projeto para poder se dedicar melhor ao seu pós-doutorado.
Com os primeiros episódios no ar, a ideia seguinte seria conversar com pesquisadores das mais variadas áreas e perspectivas. O plano era gravar os episódios ao vivo, mas com a chegada da pandemia, tudo passou a ser feito online.
Ainda temos o sonho de ter convidados ao vivo em um estúdio, onde sentimos que teremos mais liberdade para abordar temas complexos.
Abaixo você encontra nossa missão, visão e valores. Por valorizarmos a diversidade de pensamento, a Heterodox Academy serviu de de inspiração para a construção dos nossos valores.
Qual é a nossa missão?
Divulgar e debater assuntos de diversas áreas do conhecimento através de diferentes perspectivas, utilizando a ciência e o pensamento crítico para um melhor entendimento da realidade.
Onde queremos chegar?
Queremos inspirar o ouvinte/espectador a sair dos limites de sua especialidade e explorar uma maior diversidade de conhecimento.
Objetivamos ser referência em diversidade de pensamento e exposição de ideias. Queremos ser uma biblioteca em forma de voz e vídeo, abrindo espaço para cientistas e pensadores brasileiros e suas mais variadas linhas de pensamento.
Queremos ser uma referência de ambiente de liberdade de expressão e honestidade intelectual, pois acreditamos ser de extrema importância para um melhor desenvolvimento da nossa sociedade.
Nossos principais valores:
Generalismo
Generalismo foca na capacidade de transitar entre diversas áreas do conhecimento, com foco sempre na conexão entre saberes e na capacidade de transferir conceitos e lógicas de raciocínio. Esse Podcast é sobre explorar a nossa capacidade de transferência, e para isso não temos limites quanto às áreas e assuntos a serem explorados.
Raciocínio Evolutivo
Para falarmos de seres humanos, precisamos entender a fundo o que somos nós, e para isso a melhor teoria que explica o caminho que nossa espécie trilhou é a teoria da evolução, já que é uma das teorias mais bem consolidadas no meio científico.
Por isso, procuramos sempre trazer a lente evolutiva para entender comportamento, saúde e diversas outras questões que rondam a realidade humana.
Livre Investigação
A livre investigação é a capacidade de fazer perguntas e compartilhar ideias sem risco de censura. Em um ambiente que é insuficientemente aberto, os fatos podem ser corrompidos ou suprimidos em benefício de interesses especiais. Inovações importantes podem ser retrocedidas ou totalmente eliminadas. Problemas evitáveis podem se instalar e se espalhar. O crescimento pessoal e intelectual pode ser atrofiado.
Diversidade de pontos de vista
A diversidade de pontos de vista existe quando os membros de um grupo ou comunidade abordam problemas ou questões a partir de uma variedade de perspectivas. Quando uma comunidade é marcada por humildade intelectual, empatia, confiança e curiosidade, a diversidade de pontos de vista dá origem a um debate engajado e respeitoso, desacordo construtivo e progresso compartilhado em direção à verdade. Valorizamos a diversidade de pontos de vista, pois são elas os alicerces da construção do pensamento crítico e da ciência.
Discordância construtiva
A Discordância Construtiva ocorre quando as pessoas que não concordam estão empenhadas em explorar um problema juntas, reconhecendo sua própria falibilidade e os limites de seu conhecimento – e abertas para aprender algo de outras pessoas que vêem as coisas de maneira diferente do que eles. Aprender com nossas diferenças e modelar como nos engajar apesar delas é a base da prática acadêmica saudável e, na verdade, da própria sociedade democrática.